Artigos esportivos: 6 dicas de exercícios de pilates
O pilates é uma técnica que visa melhorar a respiração, a flexibilidade, a postura e fornecer maior bem-estar ao praticante. Às vezes, na rotina corrida, esquecemos de alongar e de cuidar do corpo, por isso, os exercícios de pilates podem ajudar a diminuir dores, cansaço e até mesmo o estresse e ansiedade.
Alguns exercícios são tão simples que você pode fazer em casa e não leva muito tempo para desempenhá-los. O grande segredo está na respiração entre um movimento e outro. Então, para você começar ou intensificar seus exercícios, separamos 6 dicas incríveis que irão aumentar o seu bem-estar. Veja!
1. Alongamento para os ombros
Obviamente você deve alongar todos os membros inferiores e superiores antes de qualquer atividade. Porém, o alongamento para os ombros oferece maior consciência do corpo, auxiliando no desenvolvimento dos demais exercícios.
Fique deitado com a barriga para cima e estique os braços como fosse alcançar o teto. Respire fundo e lentamente durante toda a atividade. Faça movimentos apenas com as escápulas, a parte de trás dos ombros, levantando-as e apoiando-as no chão novamente. Repita esse movimento 10 vezes, não tenha pressa, faça tudo no ritmo de sua respiração.
2. A posição sereia
Sente-se no chão com a coluna ereta e faça um Z com as pernas — posicionando uma na frente e outra atrás do corpo — deixe o corpo todo bem esticado. Levante um dos braços e faça um pequeno movimento para o lado, você pode segurar na mão uma overball.
Mantenha os ombros bem relaxados e repita esse movimento algumas vezes, porém fique nessa posição por pelo menos 10 segundos.
3. Pratique o roll up
Deite-se no chão de forma ereta e com as pernas bem esticadas uma com a outra. Estique os braços para o teto, após, ainda deitado, estique os braços em direção aos pés e estique as pernas para cima, levante a cabeça e olhe para os joelhos com as costas ainda no chão.
Mantenha a respiração equilibrada e repita o movimento por pelo menos 5 vezes.
4. Não esqueça do roll over
Deitado no chão com o corpo bem esticado, pressione os braços e a palma da mão no chão. Após, levante as pernas e deixe-as bem esticadas em direção ao teto. Com as mãos ainda no chão, para manter o equilíbrio, coloque os pés acima de sua cabeça e tente encostá-los também no chão.
Lembra da respiração, tá bom? Você pode repetir o movimento calmamente de 3 a 5 vezes.
5. A ponte
Mantenha-se deitado e com os braços ao lado do corpo pressionando o chão. Dobre os joelhos e levante o quadril em direção ao teto, de forma que crie uma linha reta do joelho com os ombros.
Mantenha-se nessa posição ao menos 30 segundos.
6. Deslizamento das mãos e levantamento dos braços
Sentando nos calcanhares com os joelhos no chão, deslize as mãos para a frente o máximo que conseguir, mantendo a cabeça próxima aos joelhos. Após esticar os braços, levante, ainda nessa posição, um dos braços e após o outro.
Permaneça 10 segundos com cada braço levantado.
Agora, é só afastar o sofá da sala e colocar os exercícios em prática. Lembre-se sempre de utilizar roupas adequadas para a atividade como uma legging feminina e um top de academia. Você pode encontrar os melhores artigos esportivos em nosso site, visite e aproveite! 😊💪